Publicado em 1º/5/2023, o Decreto n. 11.514 institui Grupo de Trabalho (GT) para a elaboração de proposta de Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Homens e Mulheres.

Essa proposta de Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Homens e Mulheres deverá observar:

Além disso, a proposta do referido Plano Nacional e os relatórios das atividades desenvolvidas pelo GT serão consolidados e comporão um relatório final, o qual será encaminhado à Ministra de Estado das Mulheres.

O GT será composto exclusivamente por representantes do Governo, em especial do Ministério das Mulheres (que coordenará o GT), da Casa Civil da Presidência da República e dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, dos Direitos Humanos e da Cidadania, da Igualdade Racial e do Trabalho e Emprego.

O Coordenador do GT poderá dar voto de qualidade se necessário, convocar reuniões do GT em caráter extraordinário, e convidar representantes de outros órgãos e entidades, públicos e privados, além de especialistas em assuntos relacionados às suas atribuições, para participar de suas reuniões, sem direito a voto.

O GT se reunirá, em caráter ordinário, quinzenalmente. Seu quórum de reunião é de maioria absoluta, e seu quórum de aprovação de maioria simples dos membros presentes.

A duração do GT deverá ser de 180 dias, a contar da data da primeira reunião. Esse prazo poderá ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato da Ministra de Estado das Mulheres.

Fonte: CNI