Em evento com a presença de representantes dos poderes Executivo e Legislativo e de entidades do setor produtivo e empresários, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) lançou na manhã desta quarta-feira, 17 de maio, a Agenda Legislativa da Indústria do DF 2023. A publicação elenca o posicionamento sobre propostas legislativas locais selecionadas e analisadas com a participação do setor industrial do DF.

Durante a cerimônia, o documento foi entregue pelo presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, ao governador do DF, Ibaneis Rocha, e ao presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB).

Ao colocar a Câmara à disposição para o avanço das pautas, o presidente da Casa elogiou as ações da Fibra e ressaltou a relevância de iniciativas como a Agenda para o desenvolvimento local. “A quantidade de autoridades aqui demonstra o prestígio e o reconhecimento do excelente trabalho que vocês têm feito. Estamos prontos e dispostos para ajudar vocês a continuarem avançando”, disse. “A agenda legislativa é responsabilidade de vocês, mas demonstra, sobretudo, o nível de compromisso com o povo de Brasília”, afirmou o parlamentar.

Esta é a 21ª edição da Agenda, cuja construção ocorreu a partir de discussões com os dez sindicatos filiados à Federação. Em 2023, o documento tem 80 páginas, com 22 proposições que tramitam na Câmara Legislativa. Elas estão organizadas em cinco temas:

Em cada tema estão elencadas as necessidades do setor industrial, seguidas das proposições legislativas e do posicionamento convergente ou divergente da indústria, com a respectiva justificativa.

“Estou sempre ouvindo de forma muito parceira os presidentes das federações para que a gente possa encaminhar as agendas do empresariado do Distrito Federal com todo o respeito e com toda a qualidade, trazendo aquilo que é mais importante aos empresários, que é a segurança jurídica”, disse o governador do DF, Ibaneis Rocha. “Esta agenda será estudada e desenvolvida em parceria com o setor produtivo, para que a gente possa avançar cada vez mais no emprego e na renda dentro da nossa cidade”, completou o chefe do Executivo local.

Em discurso, o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, agradeceu a atenção do governo com o setor produtivo e destacou a importância de investimentos para a área industrial.

“Nossa agenda traz com muito zelo as demandas da indústria do DF de modo transparente. É tudo muito discutido; é a ideia, a visão e o entendimento de um grupo de pessoas envolvidas com as políticas que interessam ao desenvolvimento do DF”, destacou Jamal. “São 22 projetos em acompanhamento, sendo 13 em posicionamento convergente e nove, divergente. A divergência é salutar porque cria um ambiente de escuta entre as partes para discutir pautas. A convergência é o objetivo, mas a divergência também enriquece”, pontuou, sobre a importância do diálogo.

17 5 2023 Fibra lança Agenda Legislativa da Indústria do DF 2023 Fotos Marcos Gomes 104

O que é a Agenda Legislativa da Indústria do DF
Publicada há duas décadas, a Agenda é parte do trabalho que a Fibra faz de acompanhamento contínuo das atividades do parlamento local, com o monitoramento da tramitação de proposições que poderão afetar o setor industrial. Com o documento, a Federação tem o objetivo de estabelecer um diálogo institucional e transparente com o parlamento e com o governo do DF, para contribuir com a elaboração de uma legislação que aprimore o ambiente de negócios e estimule a atividade produtiva e a geração de emprego e renda.

Além das proposições legislativas, a Agenda Legislativa da Indústria do DF, no primeiro capítulo da publicação, traz dados gerais sobre a participação do setor na economia local e uma análise de cenários elaborada a partir da trajetória das variáveis industriais do primeiro trimestre de 2023.

Autoridades prestigiam a Agenda
Representando a Câmara Legislativa, estiveram na cerimônia o presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB), e os deputados distritais Chico Vigilante (PT), Doutora Jane (Agir), Jaqueline Silva (sem partido), Martins Machado (Republicanos), Paula Belmonte (Cidadania), Ricardo Vale (PT) e Robério Negreiros (PSD). 

Pelo Executivo, os secretários de Assuntos Internacionais, Paco Britto; de Comunicação, Weligton Moraes; de Esporte e Lazer, Júlio César Ribeiro; de Fazenda, José Itamar Feitosa; da Mulher, Giselle Ferreira; de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes; de Turismo, Cristiano Araújo; de Governo, José Humberto Pires, da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos, e de Planejamento, Orçamento e Administração, Ney Ferraz. Também estiveram no evento a comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, coronel Mônica de Mesquita, e os presidentes do Brasília Ambiental, Rôney Nemer; da Junta Comercial, Industrial e Serviços do DF, Walid Sariedine; da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), Marco Antônio Costa Júnior, e do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. O diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF, Manoel Clementino, e o presidente do Conselho Regional de Economia do DF (Corecon-DF), José Luiz Pagnussat, também prestigiaram o lançamento. 

O setor produtivo foi representado por presidentes dos sindicatos filiados à Fibra e integrantes da diretoria da Federação, além dos presidentes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF), José Aparecido Freire; do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF (Codese-DF), Leonardo de Ávila; da Federação das Associações Comerciais e Industriais do DF (Faci-DF), Valdeci Machado; da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), Luiz Afonso Assad, e da Federação de Agricultura e Pecuária do DF (Fape-DF) e do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, Fernando Cezar Ribeiro, e pela diretora-superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha.

Clique aqui para ler a Agenda Legislativa da Indústria 2023.

Texto: Samira Pádua

Foto de abertura: Victor Hugo Pessoa/Fibra

Foto do grupo: Marcos Gomes/Fibra

Assessoria de Comunicação da Fibra

Veja a galeria de fotos:

Fibra lança Agenda Legislativa da Indústria do DF 2023